PRAZER EM APRENDER

 O ser humano, desde bebê,  usa o corpo para conhecer e  adaptar-se ao mundo. Ao longo da vida, adquire satisfações emocionais,  se desenvolve fisicamente, exercita a cognição, a percepção sensorial e a linguagem,  descobre do que é capaz, vence as dificuldades cotidianas. Na  rotina  da sala de aula, vê-se que, as  crianças sem oportunidades de  brincar tem dificuldades  em conquistar o domínio sobre o  meio exterior na transição entre o mundo interno. Todavia, o jogo, o brinquedo e as brincadeiras  desafiam o pensamento infantil, pelas situações problematizadoras, jogando elas constroem habilidades de atenção, percepção, memória, ação lógica, organização do pensamento  que auxiliam a apreensão do conhecimento. O recurso lúdico possibilita  o  fazer com prazer,  hábitos de estudos agradáveis, que enriquecem as dimensões pessoal, social e pedagógica do aprendiz. Na  clínica psicopedagógica o jogo se torna um suporte terapêutico, cria o espaço de lúdico de confiança para o diagnóstico e o tratamento do fracasso escolar. 

Ms. Regina Lucia Brandão Alencar

Professora do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia: Clínico-Institucional da Universidade Gama Filho

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