O ser humano, desde bebê, usa o corpo para conhecer e adaptar-se ao mundo. Ao longo da vida, adquire satisfações emocionais, se desenvolve fisicamente, exercita a cognição, a percepção sensorial e a linguagem, descobre do que é capaz, vence as dificuldades cotidianas. Na rotina da sala de aula, vê-se que, as crianças sem oportunidades de brincar tem dificuldades em conquistar o domínio sobre o meio exterior na transição entre o mundo interno. Todavia, o jogo, o brinquedo e as brincadeiras desafiam o pensamento infantil, pelas situações problematizadoras, jogando elas constroem habilidades de atenção, percepção, memória, ação lógica, organização do pensamento que auxiliam a apreensão do conhecimento. O recurso lúdico possibilita o fazer com prazer, hábitos de estudos agradáveis, que enriquecem as dimensões pessoal, social e pedagógica do aprendiz. Na clínica psicopedagógica o jogo se torna um suporte terapêutico, cria o espaço de lúdico de confiança para o diagnóstico e o tratamento do fracasso escolar.
Ms. Regina Lucia Brandão Alencar
Professora do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia: Clínico-Institucional da Universidade Gama Filho
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